São Romualdo nasceu em Ravenna. Até chegar aos seus 20 anos, levava uma vida pecadora e quando viu seu pai matar num duelo um dos melhores amigos, decidiu ir para o convento beneditino em Classis para achar a tranquilidade de espírito. Este exemplo abriu também a alguns amigos o caminho para a vida monástica. O próprio pai de São Romualdo tornou-se religioso e entrou num Convento.

Romualdo fundou vários conventos, dando origem à Ordem dos Camaldulenses. Sua grande obra foi a reforma da disciplina monástica, que fez os conventos recuperarem os verdadeiros valores cristãos em sua época. Introduziu uma nova característica na vida dos monges, que além da vida contemplativa consistia na participação ativa dos problemas do seu tempo.

São Romualdo tinha o dom da contemplação e foi homem de uma vida profundamente dedicada a Deus e os irmãos. Seu retiro num mosteiro não o impediu de viver preocupado com as dificuldades do seu povo e procurou, por palavras e ações, fazer acontecer o Reino de Deus na vida das pessoas.


Oração: 

Ó Deus, que nos destes no Abade São Romualdo um testemunho de perfeição evangélica, fazei-nos em meio às agitações deste mundo, fixar o coração nos bens eternos.

Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.